segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Fraturas da Clavícula em Crianças

No adulto já é bastante incomum uma fratura de clavícula ser operada. Nas crianças, mais raro ainda, pois a    remodelação óssea é evidente abaixo dos 8 anos de idade, ocorrendo até os 12 anos, com remodelaçao    razoável vista até os 16 anos. Depois, a fratura comporta-se como no adulto.
Nos recém nascidos, onde a fratura pode ocorrer devido a um parto difícil, o tratamento visa apenas manter o membro superior do lado fraturado ao lado do corpo por aproximadamente 10 dias, quando a consolidação já ocorre. A mãe deve ficar atenta quando a criança chora ao mobilizar o braço no banho, na troca de roupa, podendo ser um sintoma de uma clavícula fraturada. Ao palpar a região da clavícula poderá ser sentida uma descontinuidade do osso, uma crepitação, ou uma saliência de um dos fragmentos.
O pediatra e o ortopedista é que devem saber diferenciar uma fratura de clavícula de uma pseudoartrose congênita deste osso, que é um problema mais sério mas ao mesmo tempo muito raro.
Nas crianças em idade de 2 a 4 anos, basta uma imobilização em tipóia por 3 a 4 semanas. Um controle radiológico para constatar a consolidação após esse período tranquiliza os pais e permite ao ortopedista saber quando pode liberar a criança para atividades mais vigorosas.
Dos 5 aos 8 anos, tanto uma tipóia quanto uma imobilização em 8 ou X posterior podem ser usadas com a consolidação ocorrendo em 3 a 4 semanas.
Dos 8 aos 12 anos o mesmo tratamento pode ser utilizado, com a consolidação ocorrendo de 4 a 6 semanas.
Após os 12 anos, a consolidação ocorre em média entre 6 a 8 semanas.
A prática esportiva geralmente pode ser liberada após 10 a 12 semanas nas crianças maiores, com um Rx mostrando boa formação de calo ósseo.

15 comentários:

  1. Bom dia!!
    Bem esclarecedora esta matéria!!
    Gostaria de sanar uma dúvida, meu filho de 7 anos foi atropelado e fraturou a clavícula, terça feira fará uma semana, ocorre que desde ontem a tarde reclama de dores de cabeça forte e ânsia de vomito, hoje amanheceu com febre. Esses sintomas estariam associados a fratura da clavícula?
    Obrigada e uma páscoa abençoada para você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, creio que esses sintomas não tenham ligação com a clavícula.O mais indicado seria procurar um neuro pra exames de cabeça, pois o atropelamento pode ter causado alguma pancada na cabeça.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tem 1ano de 7 meses. Ele foi diagnosticado com pseudoartrose congênita de clavícula direita. Você conhece algum paciente que fez a cirurgia de correção? Qual a melhor idade para operar? Estou pensando em submetê-lo a cirurgia quando estiver com 4 anos e meio. Obrigada. Flavia

    ResponderExcluir
  4. Minha filha de nove meses quebrou a clavícula é necessário a imobilização ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha de dois anos também fraturou a clavícula. O médico disse pra usar só a tipóia por 3 semanas. Gostaria de saber se a sua filha se recuperou logo. Se a clavícula dela voltou ao normal. Pois estou tão aflita. Se vc me responder desde já muito obrigada.

      Excluir
  5. Minha filha de nove meses quebrou a clavícula é necessário a imobilização ?

    ResponderExcluir
  6. Meu filho tem 9 anos e caiu e fraturou ontem a cravicula ele foi atendido e o médico disse q tinha q operar então ficamos muito preocupado e resolvi procurar uma segunda opinião e o outro médico disse q não aconselhava a cirurgia mais pediu pra mobilizar com o gesso em 8 mais meu filho e gordinho e não coseguiu ficar com o gesso ele machuca debaixo dos braços então eu por conta própria depois de ler arranquei aquele gesso q estava machucando meu filho e coloquei a Etiópia mais estou com muito medo de ter feito errado .mais quem é mãe me entende

    ResponderExcluir
  7. Meu neto fraturou a clavicula ele tem 2 anos não vimos na hora depois de um tempo minha filha levou ao medico já tinha consolidado só que foi desencontrados ser a que tem que fazer cirurgia

    ResponderExcluir
  8. Oi meu filho temnb9anos fraturou a gravicola o médico só botou um pano aquele que enrola no machucado ta sento inso

    ResponderExcluir
  9. Boa noite faz 2 semanas e meia que meia que minha filha deslocou clavícula ela esta usando a tiboia faz uns 6 dias sera que volta no lugar mais rápido? Ela tem 2 anos

    ResponderExcluir
  10. Meu filho de 2 anos quebrou a clavícula, e já está a 20 dias com a tipóia, mas o médico disse hoje que não está adiantando o osso não está voltando pro lugar, e que ele vai te que operar.
    Ele pediu pra esperar mas 10 dias pra vê se realmente vai te que operar. Crianças dessa idade passa por esse tipo de cirurgia

    ResponderExcluir
  11. Nom dia minha filha tem 3 anos quebrou a clavicula e o médico mandou imobilizar tipo x posterior esse imobilização esta certa para a idafi?

    ResponderExcluir

Olá, grato pelo seu comentário. Assim que possível será respondido.