terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Fraturas da Clavícula


As fraturas da clavícula são muito frequentes na prática diária de qualquer ortopedista e traumatologista e também de médicos que trabalham em emergências, deixando as pessoas angustiadas porque "o médico nem engessou, nem imobilizou", dando a falsa impressão que não foi corretamente tratada.
A causa mais comum da fratura da clavícula no adulto e nas crianças maiores é uma queda sobre o ombro, geralmente produzindo uma fratura no terço médio (bem no meio) da clavícula. Às vezes pode ocorrer uma fratura no terço lateral (perto do ombro), sendo que o tratamento muda conforme a localização da fratura, o desvio, o encurtamento e conforme a idade da pessoa fraturada.

Fraturas no Terço Médio em Adultos e Jovens:
São as mais frequentes, causando uma deformidade visível e dor ao simples movimento do braço ou do pescoço, deixando a pessoa apreensiva com os estalos até ao inspirar, o paciente acha que não vai colar, que vai perfurar a pele, que vai ter que operar. Pior fica a situação quando o técnico em Rx ou um médico não habituado a ver essas fraturas no Rx dizem que "está muito feio, acho que vai ter que operar". As pessoas já nos procuram bastante assustadas.
A maioria destas fraturas cursa com o deslocamento do fragmento medial (do lado do pescoço) para cima devido a tração dos músculos do pescoço, e com o deslocamento do fragmento lateral (do lado do ombro) para baixo pelo peso do braço. Este deslocamento gera uma imagem no Rx(como mostrado acima) de separação que parece ser impossível de consolidar, mas não é bem assim.
Hoje os ortopedistas operam mais as fraturas da clavícula visando um retorno mais rápido ao esporte ou às atividades diárias, mas regra geral as fraturas da clavícula candidatas à cirurgia são aquelas em que após um longo período de tratamento (geralmente 2 ou mais meses) não se observa formação de calo ósseo, aquelas em que o fragmento medial perfura a pele no momento do trauma ou no decorrer do tratamento, aquelas em que um terceiro fragmento central gira e perfura a pele, fraturas com muito afastamento dos fragmentos (pode ter interposição de tecido muscular) e aquelas em que os fragmentos se cruzam com um "cavalgamento" gerando um encurtamento da clavícula de mais de 2 centímetros.
Nos demais casos, que são 90%, o tratamento conservador, sem cirurgia, é eficaz, geralmente colando em 2 meses, com liberação para as atividades plenas aos 3 meses, dependendo dos controles radiológicos.
Usamos como imobilização uma TIPÓIA-VELPEAU ou uma imobilização TIPO OITO OU X POSTERIOR PARA CLAVÍCULA, que pode ser feita pelo ortopedista ou ser adquirida em lojas de produtos ortopédicos, que são bem melhores.
Geralmente em 1 a 2 semanas a dor e a crepitação sentida desaparecem, a pessoa se tranquiliza, principalmente se o ortopedista explicar que o calo ósseo fica saliente pois a clavícula fica praticamente sob a pele, e apesar de diminuir com o tempo, só desaparece nas crianças devido ao crescimento com remodelação. Operar por motivo estético não vale a pena na minha opinião pois a cicatriz neste local pode ser ruim e um pino ou placa também ficará saliente sob a pele, muitas vezes incomodando e necessitando nova cirurgia para remoção.
Então fique tranquilo. Em breve falarei nas fraturas da clavícula em crianças pequenas e nas fraturas do terço lateral.

22 comentários:

  1. olá
    gostei do texto.. poucos explicam o que é terço lateral, etc! E poucos mostram que em alguns casos a operação é necessária, e em outras vezes, optativa!

    a minha consolidação está um pouco calvagada, mas 2 (do plano e do trabalho) médicos falaram que não era necessário operar (pelo risco, porque minha recuperação está rápida e não ligo para estética), já que até criou as fibras . Um ficou na dúvida (do sus) e resolveu que queria operar apenas se cavalgasse mais... Ainda tenho dúvidas de como ficará o ombro com isso cavalgado, mas confio nos médicos e no meu corpo! rsrs

    ResponderExcluir
  2. No meu caso a fratura foi no terço médio e no terço lateral, sendo q a segunda achei q não teve uma colagem confiável e confirmei isso quando cair por cima do ombro e facilmente ocorreu o trauma no mesmo local, sendo q a primeira a do terço médio ficou intacta. Nesse caso, mesmo que tenha criado o calo ósseo na fratura do terço lateral, acho que vou ter que fazer cirurgia, pois se ocorreu o trauma pela segunda vez pode muito bem acontecer outras vezes.

    ResponderExcluir
  3. Ola Umberto Nunes meu nome e welleson gostei do texto mas estou com uma duvida????. Ja quase um mes e meio q pratico academia,ja tem umas tres semanas q sofrie um acidente de moto segundo o medico q me adenteu me disse q eu apenas trinque a clavicula ele me deu auta e disser q eu tinha q ficar dois meses de repouso eu acho n eu certeza q a fratura foi no final da clavicula subindo para o ombro.Hoje estou com quase tres semanas de repouso e nesse periodo o osso(a clavicula) arribou um pouco.eu quero saber se. vai vouta para o lugar??? E se eu vou vouta a fazer academia, a alevanta peso??? espero q voce me ajude valeu.

    ResponderExcluir
  4. Faz 1 semana e meia que tive uma fratura parcial da clavícula estou usando tipoia , e geralmente quando respiro ou faço alguns movimentos fica estralando isso significa que não está ocorrendo cicatrização óssea?

    ResponderExcluir
  5. Quebrei a clavicula a dois meses n sinto o osso estalar mas sinto uma leve rangida qando poso comecar a fisioterapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CROMIA CLAVICULAR FUTURAMENTE VAI DAR PROBLEMA DOR NA ARTICULAÇÃO, SE NAO OPERAR VAI CALCIFICAR DE QUALQUER JEITO E NO FUTURO TER QUE OPERAR DE ARTROSE, POR ISTO DEVE-SE OPERAR.

      Excluir
  6. Quebrei a clavicula a dois meses n sinto o osso estalar mas sinto uma leve rangida qando poso comecar a fisioterapia

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde
    Quebrei minha clavícula em 26 janeiro quase na Ponta e afastou o.pedaço quebrado e até agora não calcificou o q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quebrou perto do ombro? Tive uma fratura igual faz 16 dias.. Como foi sua recuperação?

      Excluir
    2. Você quebrou perto do ombro? Tive uma fratura igual faz 16 dias.. Como foi sua recuperação?

      Excluir
  8. Boa tarde
    Quebrei minha clavícula em 26 janeiro quase na Ponta e afastou o.pedaço quebrado e até agora não calcificou o q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quebrei a minha domingo... Como esta a sua? Necessitou de cirurgia? Como posso entrar em contato ocm vc? Meu email é saranicola hotmail.com

      Excluir
  9. Olá Umberto,
    Hoje faz 51 dias que quebrei a clavícula. Usei o 8 mas o osso não colou. O médico me encaminhou para fisio. Ainda sinto dor. Estou insegura. Será que ainda pode colar?

    ResponderExcluir
  10. Quebrei minha clavícula dia 17/09 e até agora o osso está fora do lugar, foi uma fratura de terço médio perto do ombro

    ResponderExcluir
  11. Sofri um acidente de moto quebrou minha clavícula do lado direito,60 dias com a tipóia fui ao médico ele mandou fazer alguns exercícios porém quando levando o braço lateralmente sinto uns estalos,e preciono com o dedo parce que o osso enrrosca com outro e indicação que não colou será que meu caso é para cirurgia.. por favor espero uma resposta..

    ResponderExcluir
  12. Sofri um acidente de moto quebrou minha clavícula do lado direito,60 dias com a tipóia fui ao médico ele mandou fazer alguns exercícios porém quando levando o braço lateralmente sinto uns estalos,e preciono com o dedo parce que o osso enrrosca com outro e indicação que não colou será que meu caso é para cirurgia.. por favor espero uma resposta..

    ResponderExcluir
  13. Quebrei a clavicula faz 2 anos, ela trincou no meio, mas o medico mandou eu usar só a tipoia, no começo da fratura qndo eu deitava parecia q ela voltava pro lugar, mas qndo eu ficava de pé ela ficava bem torta, no final ela criou um calo no meio bem visivel diminuiu o tamanho do ombro, tenho dores as vezes qndo levanto peso, tem movimentos q da mau jeito, e fica estalando sempre, não tenho impressão q vai quebrar denovo, até parece q ta mais forte apesar das dores, meu medo é de ocorrer futuros problemas no futuro, e será q era preciso ter usado tipo 8 em mim?

    ResponderExcluir
  14. oi amigo tudo bem,estou como mesmo problema que voce,faz seis anos que quebrei minha clavicula e com cinco anos descobri que tive um encurtamento,hoje sinto dores que irradian desde a clavicula até no pescoço e nos ombros.Nao consigo ficar com o celular no ouvido porque doi muito,a dor é insuportavel,ja faz mais de um ano e meio que sinto dores 24 horas por dia.recomendo a vc a procurar um medico por as dores vem depois de um tempo...

    ResponderExcluir
  15. Quebrar a clavícula no mesmo lugar cola?

    ResponderExcluir
  16. Olha bom dia, minha sobrinha esta com os dois femos quebrado e a perna tbm ha 8 dias, a duvida é depois de quantos dias tem que se fazer cirurgia pra colocar platina?

    ResponderExcluir
  17. Olá boa noite . Fraturei a clavícula já faz 1 e 6 meses e ainda sinto muito dor . Como fazer pra melhorar ?

    ResponderExcluir
  18. Ola boa noite meu bebe tem 2 meses e no dia do parto ele quebrou a clavivula e a medica nao quis imobilizar e agora uma.outra medica pediu um raio x e deu assim sinais de fratura no.terço.medio da clavicula direita com calo osseo e aumento das partes moles adjacentes o que quer dizer isto por favor

    ResponderExcluir

Olá, grato pelo seu comentário. Assim que possível será respondido.