quinta-feira, 17 de março de 2011

Dor no Quadril da Criança - Sinovite Transitória do Quadril

A Sinovite Transitória do Quadril é uma das 3 mais vistas em crianças no consultório, geralmente mais aos 6 anos (dos 3 aos 8 anos) de idade e, felizmente, além de ser a mais comum, é a alteração que não deixa sequelas. A sua importância reside no fato de causar, enquanto ativa, bastante dor e limitação nos movimentos do membro inferior afetado, e na diferenciação que o ortopedista tem que fazer com doenças mais graves, como doença de Legg-Perthes, artrite séptica, artrite reumatóide, febre reumática e outras.
A duração dos sintomas é limitada, resolvendo-se geralmente em 7 a 14 dias, mesmo sem tratamento. Geralmente o ortopedista receita um anti-inflamatório não esteróide para alívio dos sintomas.
A criança relata dor no quadril, coxa ou joelho, dificuldade para movimentar a perna afetada, que fica mais encolhida, pois é a posição de conforto das articulações. Há muitas vezes relação com uma virose (gripe, resfriado por exemplo), reação alérgica ou trauma, mas a causa exata ainda é desconhecida.
O quadril dói porque a reação chamada sinovite, causa derrame na articulação do quadril, e os exames de sangue e radiografias não mostram alteraçõe significativas.
Como falei, felizmente a cura é espontânea, não deixando sequelas.

6 comentários:

  1. Tenho uma filha de 1 ano e 8 meses que foi diagnosticada com Sinovite Transitória do Quadril. O quadro apresenta-se recorrente, com dois episódios agudos, nos dias 20/02 e 04/03, com dores que a impediram de andar. Em exame clínico ainda apresenta limitação no quadril esquerdo. Questiono se a internação para imobilização é o tratamento mais indicado nesse caso? Antecipadamente grato pela atenção. Aníbal

    ResponderExcluir
  2. Meu filho de cinco anos foi diagnostica com sinovite transitória de quadril. Realizou exames de sangue (cpk), rx da bacia, ultrason do quadril e fator reumatoide, todos deram normais. O problema é que ele continua mancando o médico disse que o quadro pode se arrastar. Minha dúvida é, sinovite transitória pode durar mais que 15 dias?

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tá mais de 15 dias mancando o médico disse q é sinovite transitória mais não passa de jeito nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..meu filho de 5 anos teve sinovite no quadril e ficou com dor quando movimentava o quadril por quase 20 dias..pode demorar..acalme-se porque também sofri demais!!!

      Excluir
    2. Oiii tou com meu filho nessa situacao gostaria de saber se o remedio que passou o do seu foi ibuprofeno pq o medico passou esse pro meu so que ate agora nenhuma melhora

      Excluir
  4. Oiii boa noite eu tbm tou passando por isso ja levei em 3 ortopedista sou de santo andre e nenhum deu um diagnostico so um que passou ibuprofeno so que ja faz uns 11 dias e ele nao apresentou melhoras ja fez exame de sangue raiox e tudo normal gostaria de saber se o tratamento que os pediatra passou pra vvs foram vom ibuprofeno tbm

    ResponderExcluir

Olá, grato pelo seu comentário. Assim que possível será respondido.