quinta-feira, 20 de abril de 2017

Artrose no Joelho

A artrose ou osteoartrose no joelho é um problema ortopédico muito comum no consultório, ocorrendo mais comumente a partir dos 55 a 60 anos no caso da artrose primária e em qualquer idade quando secundária.
A artrose primária é um desgaste da cartilagem da articulação devido ao envelhecimento e a artrose secundária pode ser devida a traumatismos (fraturas articulares) ou doenças (artrite reumatóide, por exemplo).
A pessoa com artrose no joelho relata estalidos ao movimentar a articulação, dor no início dos movimentos (principalmente ao levantar-se da posição sentada) aliviando com o movimento. Também pode ter derrame na articulação, e nos casos mais avançados deformidades no joelho.
O diagnóstico é clínico, através do exame pelo ortopedista e confirmado por Rx com carga, poucas vezes necessitando Ressonância Magnética.
O tratamento depende do grau da artrose. Nos graus mais leves diminuição do peso corporal, analgésicos, anti-inflamatórios podem eliminar os sintomas.
Nos casos moderados, medicações "protetoras de cartilagem" são utilizadas, a mais usada é a combinação de Sulfado de Glicosamina e Condroitina. Injeções de ácido hialurônico também entram nessa etapa do tratamento.
Infiltrações com corticóide deixamos para aqueles casos avançados em que queremos adiar um procedimento cirúrgico que é a última etapa do tratamento da artrose no joelho.
As opções cirúrgicas vão desde osteotomias corretoras de deformidades e de angulações que sobrecarregam o joelho, até a artroplastia (prótese de joelho).
Felizmente a artrose do joelho na maior parte dos casos é controlável com tratamento não cirúrgico, mas é fundamental a colaboração do paciente através da adesão disciplinada ao tratamento proposto pelo ortopedista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, grato pelo seu comentário. Assim que possível será respondido.