terça-feira, 9 de julho de 2013

Osteoporose Transitória do Quadril

A osteoporose transitória do quadril foi descrita pela primeira vez por Ravault em 1947. Trata-se de uma alteração no fêmur proximal causando dor e incapacidade temporárias na maioria das vezes, podendo ocorrer em homens adultos, mulheres adultas, nos primeiros três meses de gestação, sem causa aparente, às vezes associado a um trauma menor.
Geralmente os exames de sangue, radiológicos e ultrassonografia estão normais. Algumas vezes o Rx pode mostrar uma "descalcificação" no quadril afetado, mas essa não é a regra.
A cintilografia pode estar alterada, mas o diagnóstico é feito através da ressonância magnética em que o único achado é um edema no fêmur proximal, daí muitos especialistas chamarem a doença de "edema ósseo transitório".
A pessoa relata dor ao caminhar, ao girar o quadril, que alivia parcial ou totalmente com medicação analgésica e repouso, às vezes evitando a carga no membro inferior afetado. Gera no portador e até no médico certa ansiedade por não haver um diagnóstico específico, pelo menos até fazer uma ressonância de boa qualidade e bem interpretada.
É uma causa até certo ponto rara de dor no quadril para o médico não especialista, mas relativamente frequente no consultório do ortopedista, que deve estar atento e seguir investigando mesmo se o paciente mostrar os primeiros exames normais. A regra é acreditar sempre na queixa do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, grato pelo seu comentário. Assim que possível será respondido.