O dedo em gatilho é um problema ortopédico comum nas pessoas que realizam atividades repetitivas, com movimento continuado dos dedos, como por exemplo tricotar, manufaturar produtos.
O termo gatilho refere-se a posição do dedo que fica travado em flexão, após um estalido doloroso na base deste dedo. A causa é um espessamento do tendão flexor (que dobra o dedo) pela atividade de repetição, devido ao atrito do tendão com uma polia (espécie de alça, chamada Polia A1) existente na palma da mão próximo a base do dedo. Quando o nódulo criado no tendão passa para um lado ou outro da polia, ocorre um estalo, na maior parte das vezes doloroso, travando o dedo, ficando "engatilhado". Alguns minutos ou horas depois, o dedo destrava.
O tratamento conservador pouco funciona, usando-se gelo sobre a polia, anti-inflamatório para dor, além de diminuir a atividade repetitiva.
A cura total é obtida através de uma pequena cirurgia realizada com anestesia local, em que é feita uma incisão de 1 a 2 cm, transversa, na prega flexora sobre a polia seccionando-a, com isso impedindo o travamento do tendão. Essa polia não fará falta pois existem outras polias que impedem que o tendão fique saliente na palma da mão. Essa polia A1 causa o dedo em gatilho por ser mais estreita e mais longa que as demais.
Geralmente em 1 a 2 dias a pessoa já usa o dedo normalmente, mas a liberação para todas as atividades dá-se em 2 a 3 semanas, após a retirada dos pontos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
fui ao hospital disseram que tinha isso madaram-me pra casa sem nada e ainda riram, o certo é que tenho dores até a dormir o que me acorda e não vejo melhoras nisto...
ResponderExcluirmas tambem não ouço estalos nenhum simplesmente não consigo abrir ou fechar o dedo devido ás dores.
Qual o nome científico que dar-se a esta flexão??
ResponderExcluirBom dia Dr., cera de 13 dias acabei furando meu dedo com uma faca de cozinha daquelas pontudas, na mesma hora não consegui mais mover o dedo, estranhei, ele ficou em posição de extensão e inchou muito, procurei o médico e o mesmo informou que havia tido uma lesão parcial da polia A1, receitou anti-inflamatório e exercícios para o dedo, porém, a dor está quase sumindo, mais ao tentar fazer o exercício, o dedo começa a inchar de novo, até quando vou fazer algum serviço doméstico ele começa a inchar, o que dificulta mais ainda a tentativa de dobrar, sinto um pouco de dor e percebi uma pequena bolinha ao segurar o dedo, neste caso, será necessário cirurgia? E seria correto enquadrar como polegar em gatilho?
ResponderExcluir