Continuando a falar na prevenção de quedas e fraturas nos idosos, chego no assunto mais importante que é a atividade física, fator mais importante na prevenção destes acidentes.
Todos sabemos que o sedentarismo vai atrofiando nossa musculatura, sendo que um terço da massa muscular já é perdida com o avanço da idade. O sedentarismo agrava esta perda de massa muscular facilitando as quedas.
A atividade física previne a perda de massa óssea, mantém a massa óssea e até melhora a qualidade óssea pelo estímulo ao osso que se reforça perante a carga de exercícios. Além disso, melhora a força muscular e a flexibilidade articular. Constitui-se numa excelente forma de promover saúde em qualquer faixa etária, especialmente no idoso, pela indução de várias adaptações fisiológicas e psicológicas como aumento da capacidade respiratória, melhora da circulação periférica, controle da glicemia (açúcar no sangue), da obesidade e da pressão arterial. Melhora também o equilíbrio e a marcha dando ao idoso independência para realizar suas atividades diárias, aumentando a autoestima e combatendo a depressão. O exercício libera no cérebro algumas substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem estar, auxiliando ainda mais no combate à depressão.
Algumas recomendações para a prática de atividade física na terceira idade:
- fazer uma avaliação com seu médico com vistas à prática de exercícios (qual mais recomendado para sua situação clínica);
- fazer o exercício somente quando sentir-se bem;
- usar roupas e calçados adequados ao exercício em questão;
- evitar fumo e sedativos;
- não fazer exercícios em jejum;
- interromper o exercício se dor ou desconforto (respeitar os limites do corpo);
- evitar exercícios em temperaturas extremas;
- iniciar lenta e gradativamente para permitir a adaptação;
- hidratar-se antes, durante e depois do exercício;
- fazer aquecimento e alongamento orientados.
Decida-se o quanto antes, procure seu médico, comece a fazer seu exercício e tenho certeza que sua qualidade de vida irá melhorar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, grato pelo seu comentário. Assim que possível será respondido.