A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda da massa óssea, com maior facilidade para a ocorrência de fraturas. A causa mais comum é a perda do cálcio, que dá a dureza ao osso, ocorrendo mais nas mulheres após a menopausa.
O sintoma mais presente é a fratura por uma queda ou trauma leve, quando descobre-se a presença do problema. Normalmente a osteoporose não causa dor, exceto nas fraturas e nos casos em que há dor na coluna devido a microfraturas causadas pela excessiva perda de cálcio nesse local, quando a pessoa, geralmente de idade mais avançada, procura o ortopedista queixando-se de dor no "meio das costas".
A mulher após a menopausa deve realizar o exame de DENSITOMETRIA ÓSSEA, para identificar o início do problema e assim providenciar o tratamento ou prevenção com seu ortopedista.
O tratamento visa reforçar a massa óssea com a suplementação de cálcio, vitamina D e as vezes com o uso de substâncias que reforçam a massa óssea ajudando na absorção do cálcio.
A prevenção, muito importante, é feita pela pessoa e familiares, abolindo em sua residência o uso de tapetes, chão escorregadio, calçados sem aderência, usando barras para apoio no box do banheiro, praticando exercício (pelo menos caminhada) e tomar sol pela manhã ou a tardinha.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, grato pelo seu comentário. Assim que possível será respondido.