terça-feira, 18 de setembro de 2018

Tipos de Imobilização em Traumatologia: Tala

TALAS GESSADAS
São imobilizações com gesso sem envolver toda a circunferência do local, complementada e ajustada com ataduras. Usada nas primeiras semanas de fraturas pois caso o local traumatizado apresente inchaço, não haverá compressão nem distúrbio da circulação. Pode ser usada como imobilização em fraturas, tendinites, entorses, lesões ligamentares.
Como é confeccionada com gesso, não pode ser forçada, molhada nem sofrer carga excessiva pois irá quebrar perdendo sua eficácia, uma vez que um dos objetivos da imobilização é o alívio da dor após um trauma ou processo inflamatório. Deve ser reajustada ao afrouxar, o que é comum de ocorrer à medida que o local afetado vai desinchando.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Tipos de Tratamento de Fraturas

Existem varios métodos para tratar uma fratura e a escolha entre eles depende do tipo de fratura, do local da fratura, da gravidade da fratura, se é fechada ou com exposição óssea, das lesões associadas, da experiência do profissional, até mesmo dos recursos locais.
Os métodos são, desde simples imobilização provisória, imobilização gessada, uso de imobilizadores especiais, até redução e imobilização, redução incruenta, redução cruenta com fixação, fixação interna, fixação externa.
Em uma mesma fratura, mais de um método dos citados acima podem ser corretos, e o profissional em acordo com o paciente, escolherá o mais adequado para o momento.
Falarei de todas elas mais adiante.