Rizartrose é uma alteração degenerativa que ocorre na articulação da base do polegar, mais precisamente entre os ossos trapézio e base do primeiro metacarpo como mostra a imagem.
O polegar por estar envolvido na maior parte das atividades da mão, como na preensão de objetos e atividades de repetição, tende a sofrer maior desgaste nesta articulação, o que poderia explicar a origem da rizartrose.
As mulheres são mais afetadas, sendo a dor local o sintoma mais frequente, acompanhado muitas vezes de crepitação (estalidos), limitação dos movimentos do polegar e mais tarde, com o avanço do processo degenerativo, a articulação vai deslocando lateralmente pela presença de um osteófito (ossificação originada pelo desgaste) que se forma profundamente na articulação, empurrando o metacarpo lateralmente. Muitas pessoas relatam dor que provoca a queda de objetos, quebrando louças, dificultando o manuseio de chaves e abertura de tampas.
O tratamento vai desde medicação (anti-inflamatórios), órteses temporárias, fisioterapia, infiltração, até cirurgia.
A cirurgia é reservada nos casos de maior dor e incapacidade, e as técnicas cirúrgicas incluem ressecção simples do trapézio, ressecção e interposição de um enxerto tendíneo, ressecção e utilização de um tendão local ou parte dele envolvendo e sustentando o metacarpo.
Os resultados são bons, pois apesar da perda de força do polegar, a dor é aliviada sem perda de mobilidade.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)