A pronação dolorosa é uma lesão frequente no cotovelo de crianças abaixo de 5 anos de idade, ocasionada pela tração da mão e do punho no sentido longitudinal, por exemplo ao segurarmos a criança pela mão para evitar uma queda (figura ao lado). Nesta idade a cabeça do rádio, osso lateral do antebraço, é envolta por um ligamento que encontra-se frouxo, permitindo seu deslocamento ao ser tracionado. A criança chora ao tentarem vesti-la, aos movimentos do braço, e evita usá-lo. Geralmente o Rx é pouco esclarecedor, sendo o diagnóstico estabelecido pela história e pelo exame físico. O interessante é que, muitas vezes ao pedirmos Rx do cotovelo, o técnico de Rx ao posicionar o braço pode muitas vezes sem saber colocar o osso de volta no lugar. A criança chora neste momento, angustiando seus pais.
Ao ser avaliado pelo ortopedista, este explica aos pais que o procedimento de redução (colocar o osso no lugar) é bastante simples, mas a criança sentirá uma breve dor e irá chorar, mas logo em seguida o choro passará e a criança voltará a usar o braço. A manobra de redução é realizada pelo ortopedista, que sente um pequeno estalido quando a cabeça do rádio retorna à sua posição anatômica.
Eu, particularmente, sempre imobilizo depois desta manobra, para evitar uma dor residual. Explico aos pais que a criança em algumas horas irá "destruir" a imobilização, justamente por estar sem dor, e nesse momento os pais poderão remover a imobilização.
Agora, o mais importante na pronação dolorosa é evitá-la, orientando os pais, babás, familiares, irmãos maiores, que até os 5 anos de idade nunca se puxa a criança pela mão, nunca se traciona o cotovelo.
terça-feira, 24 de abril de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)