Recomeçando as postagens, vejo como fundamental dar algumas orientações de postura uma vez que no dia a dia do consultório percebo que muitos dos problemas ortopédicos estão relacionados direta ou indiretamente aos desvios posturais ou ao menos com o desleixo com a postura individual.
A principal causa das dores no pescoço e na cintura escapular (parte que envolve os ombros e as escápulas) é o uso inadequado do computador, onde a pessoa que estuda, pesquisa ou digita não posiciona o monitor no nível do horizonte visual, tendo que olhar para baixo ou para cima por períodos prolongados, causando sobrecarga e consequente contratura da musculatura do pescoço, cujos sintomas são dor em queimação, sensação de ardência e até fincadas no local. Colabora para piorar a dor a má posição dos membros superiores, que devem ter apoiados antebraços e cotovelos na mesa ou em um suporte para poupar a musculatura que sustenta os mesmos.
Ao permanecermos sentados temos que escolher uma cadeira com apoios para braços, apoio dorsal e lombar, e mais importante ainda, um estrado ou caixa aproximadamente da altura de um tijolo para os pés. A altura correta permitirá que os joelhos fiquem um pouco mais alto que os quadris, retificando a região lombar evitando dor e cansaço local.
Ao fazermos tarefas em pé também devemos ter um suporte na altura de um tijolo ou pouco mais alto conforme a escolha da pessoa, para que apoiemos um dos pés, poupando assim a sobrecarga lombar (evitando sobrecarga nos discos lombares), usando os quadris ao movimento do tronco.
Evitem ver TV na cama, ler na cama, ou posições com a cabeça muito forçada para o lado, pois causam contraturas e torcicolo.
Os alongamentos também são importantes, recomendo fazê-los ao deitar, antes de levantar e após longos períodos sem mudança de posição.
quinta-feira, 29 de março de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)